top of page

MARIA XILO

Maria Xilo (2003) é recifense, e seu contato com a arte surgiu cedo. Seu acervo iniciou-se aos 13 anos de idade.

 

Seu nome artístico é uma homenagem à sua avó, retratando um pouco da ligação da artista com suas origens e família.

A jovem Maria apresenta, através de suas obras, diversas construções: valores, personalidade e seu próprio caminho feito sempre a partir de escolhas.

 

As obras retratam a íntima relação da artista com sua cultura nordestina. Com traços regionalistas e escolhas de cores, técnicas, materiais, elementos e emoções, somos transportados para a riqueza cultural de Maria Xilo.

A casa na cabeça das pessoas, representa o pertencimento “devemos saber de onde viemos para chegar aonde queremos”.  

Maria Xilo é uma artista autodidata cuja busca por conhecimento é alimentada por sua relação com o nordeste brasileiro. Sua paixão pela natureza, pelas pessoas e pela cultura nordestina é o que a inspira a criar suas obras. Além disso, a curiosidade de explorar os sentimentos humanos é um dos principais motivos de sua busca constante por novos aprendizados e experiências.

A artista acredita que sua arte pode mudar o mundo e essa crença é refletida em sua frase "from nordeste to the world". Ela entende que sua arte tem o poder de transcender fronteiras geográficas e culturais, e que sua mensagem pode ser apreciada por pessoas de todo o mundo.

bottom of page