HENRIQUE SCHMEIL
O fotógrafo Henrique Schmeil iniciou sua trajetória na fotografia aos 16 anos. Desde o primeiro momento com uma câmera profissional, ele buscou chamar a atenção para questões globais e causas sociais muitas vezes esquecidas pela mídia.
Aos 18 anos Henrique realizou o seu primeiro serviço voluntário de 2 anos, no Japão. Ao voltar da Ásia, aos 20 anos, começou a viajar pelo mundo. Largou a faculdade, a rotina e a realidade. Assumiu o seu talento como fotógrafo e foi aprender com as pessoas, paisagens, climas e culturas.
Ele viajou para a Índia, Bangladesh, Nepal, Vietnã e Tailândia. Ouviu, escreveu e lutou por meninas vítimas de tráfico sexual. Nesta jornada, criou projetos sociais e trabalhou como fotógrafo para tirá-los do papel. Ele viajou para a Tanzânia, Etiópia, Angola, Marrocos, Quênia e Namíbia para lutar contra a mutilação genital feminina.
"Viajei pelo mundo inteiro e aprendi que a beleza da terra não está nas montanhas e nos vales, mas nas pessoas que vivem em suas sombras".
Henrique gosta de dizer que seu coração sempre foi africano e quando conheceu o Quênia, em seu primeiro serviço voluntário na África, se apaixonou pelo continente.
A obra de Henrique é um reflexo do seu estado de espírito e capta detalhes que passam despercebidos aos olhos dos outros, mas não aos seus. Arquitetura, vida, combinações de cores e texturas são retratadas sob uma perspectiva singular. Onde o comum é encontrado, Henrique descobre uma fusão inerente entre cultura e natureza, tão natural e pura quanto o momento por ele capturado. Minimamente editado, seu trabalho visa compartilhar com o espectador as sensações vividas pelo artista no momento da captura.
Hoje o artista vive na Amazonas, onde dedica-se a projetos de economia circular com comunidades locais, resgatando medicina e conhecimento ancestral, e garantindo que estes não sejam extintos. Além de empreendedor e fotógrafo, Henrique produz vídeos, escreve poemas, textos e livros.
A identidade fotográfica de Henrique pode ser percebida pela sua capacidade de adaptar-se em diferentes ambientes e abraçar culturas diversas.