top of page

HELERSON DA MAIA

Helerson da Maia, 1974, nasceu e vive em Parintins, cidade localizada no interior do Amazonas, que sedia o Festival Folclórico de Parintins (Boi Bumbá), hoje reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil.

O artista nasceu com a “veia” da moda, pela localização longínqua de Parintins e pela sua cultura enraizada, Helerson, desde os 16 anos, especializou-se em figurinos para um dos maiores festivais folclóricos do Brasil, misturando técnicas como costura, pintura e colagem.

Ao longo dos anos, Helerson passou a conectar o seu olhar de figurinista e produtor com a sua descendência indígena, através da produção de cocares.

Cocares, mais do que adereços, são uma forma de representação de poder, além de retratarem o papel de indivíduos dentro de uma comunidade. Assim, Helerson passou a transmitir sua identidade enaltecendo a cultura de povos originários através de uma releitura de cocares do povo de Kayapó - unindo esta cultura ancestral e milenar à sua realidade na moda e intensa participação em um festival contemporâneo.

 

“Cada cocar é como uma tela em branco. A partir dos meus sentimentos e inspiração, crio arranjos e combinações de cores que contam uma história, falam sobre um momento, homenageiam fenômenos naturais, animais e entidades”.

O artista desenvolve cocares autênticos que refletem a sua bagagem cultural, profissional e o profundo conhecimento da cultura amazônica. Respeitando a sua relação com a natureza, os cocares são feitos sem utilizar penas silvestres.

As penas utilizadas são naturais ou artificiais, artesanalmente tingidas, cortadas e tratadas pelo próprio artista.

bottom of page